Alergia a água
A urticária aquagénica afeta uma em cada 23 milhões de pessoas e Ashleigh Morris é uma das afetadas. A estudante de 19 anos fica coberta de manchas vermelhas quando entra em contato com água, alergia que chega a demorar duas horas a passar.
Os alérgicos à água vivem geralmente isolados em casa, não podendo sequer tocar no líquido por serem intolerantes aos íons encontrados na água não destilada. Ashleigh sente dores até quando transpira e o único contacto direto que tem com o líquido é durante o banho - que só pode durar um minuto.
Alergia a sexo
Foi recentemente descoberto que algumas mulheres são alérgicas ao sémen do parceiro e, em casos raros, essa alergia chegou a provocar a morte. No entanto, há solução: de 20 em 20 minutos, um médico aplica amostras diluídas do sémen do parceiro na vagina da mulher, aumentando assim os valores de sémen nas horas seguintes. Depois, o casal tem de ter relações sexuais de duas a três vezes por semana.
Alergia ao filho recém-nascido
Chama-se penfigóide gestacional e é uma doença normalmente desenvolvida durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez e também depois do parto. O problema de pele manifesta-se através de bolhas no abdómen ou em várias outras partes do corpo da mãe. Em casos mais raros, o bebé pode nascer com a doença.
Joanne Mackie encontrou bolhas que lhe causavam dores e comichão logo após o nascimento do filho, James. Aos 28 anos, Joanne tinha uma alergia de tal forma significativa que nem conseguia ter o bebé nos braços, conseguindo apenas carregá-lo se vestisse uma camisola de manga comprida. Os efeitos da doença foram diminuindo ao longo dos meses mas as bolhas deram lugar a cicatrizes escuras.
Alergia a exercício físico
Há quem possa aproveitar esta alergia como desculpa para não fazer exercício físico mas fique sabendo que este problema não é assim tão comum. Apenas mil pessoas no mundo inteiro são afetadas por estes sintomas.
A alergia é normalmente desencadeada por um tipo de alimento específico ingerido antes do exercício físico ou até por algum medicamento. As pessoas podem sentir dificuldade em respirar, náuseas, vómitos e podem até sofrer um choque anafilático (obstrução das vias respiratórias) que pode ser fatal.
Alergia ao sol
A urticária solar, uma alergia que provoca erupções na pele quando esta é exposta a raios solares. Ã alergia é tão agressiva que chega até a afetar partes do corpo que se encontram cobertas por roupa.
Alergia a madeira
Dan Hill largou um emprego estável para se dedicar a uma paixão antiga: a carpintaria. Contudo, pouco depois descobriu que era alérgico a madeira.
As alergias à madeira podem ser relativamente simples - sendo a pessoa afectada apenas alérgica a algumas árvores - há quem não possa tocar em folhas de papel ou lápis. Os efeitos podem variar entre queimaduras, tosse e espirros.
Dan Hill teve sorte: acabou encontrando um tipo de madeira a que não era alérgico e hoje ainda é carpinteiro, juntamente com o irmão.
Fonte: Sabado.pt
Comentários
Postar um comentário