Pular para o conteúdo principal

7 sinais de que você é uma das vítimas da síndrome do impostor

Em 2013, em entrevista à revista Rookie, Emma Watson, uma das grandes estrelas de Harry Potter, declarou: “Parece que quanto melhor eu me saio, maior é o meu sentimento de inadequação, porque penso que em algum momento, alguém vai descobrir que eu sou uma fraude e que eu não mereço nada do que conquistei”. Anos antes, o mesmo pensamento também atormentava Kate Winslet. “Eu acordava de manhã, antes de ir para uma gravação e pensava `não posso fazer isso. Eu sou uma fraude”, contou à Interview. Ambas sensações são resultado de um fenômeno chamado “síndrome do impostor”, que, segundo um estudo realizado pela psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, atinge em menor ou maior grau 70% dos profissionais bem-sucedidos, principalmente mulheres. E você pode ser um deles. 


As vítimas da síndrome são pessoas que jamais creditam seu sucesso à inteligência, competência ou habilidade pessoal. “Elas se convencem de que os elogios e reconhecimento de outros em relação à sua conquista não são merecidos, atribuindo suas realizações à sorte, a algum encanto repentino, contatos ou outros fatores externos”, explica a psicóloga americana Valerie Young, autora do livro “Os pensamentos secretos das mulheres de sucesso”. Soma-se a isso a sensação de que, a qualquer momento, a sua incompetência será descoberta. Pronto, está aí o pacote completo para a identificação da baixa autoestima profissional. “Não importa o que tenha realizado ou o que as pessoas pensam, no fundo, você está convencido de que é um impostor, uma farsa, uma fraude”, acrescenta a especialista.


Segundo Valerie, este fenômeno costuma aparecer em momentos de transição ou quando se é confrontado com um novo desafio, que costuma vir “acompanhado de uma carga tremenda de ansiedade e insegurança”. E aí, inconscientemente, as pessoas com a síndrome do impostor começam a mudar adotar comportamentos que funcionem como mecanismos de defesa e enfrentamento. A psicóloga listou os sete sinais mais comuns identificados por ela e pelas psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes, que descobriram o fenômeno. Descubra se você é uma das vítimas:


1. Você se tornou um workaholic insano.


workaholic


“Se você acredita que todos ao seu redor são inerentemente mais inteligentes ou capazes, então uma maneira de evitar ser descoberto é contar com um esforço extraordinário para encobrir sua suposta inaptidão”, escreveu Valerie em seu livro. E aqui não se trata de trabalho duro, mas de uma obsessão por todos os aspectos de uma apresentação, relatório, reportagem, ou qualquer que seja o trabalho em questão. Assim, você reconhece na quantificação do trabalho a medida mais tangível da sua competência e pensa: “Posso não saber o que diabos estou fazendo, mas pelo menos ninguém poderá me culpar por não dar 150%”. Quanto mais sucesso você conquista sendo workaholic, menos chances você acha que tem de ser descoberto como uma fraude.


2. Ou você tem se esforçado menos?


Este caso é completamente oposto ao anterior. Você sabe que poderia ir mais longe, mas não vai, porque, se falhar, prefere que as pessoas acreditem que foi por preguiça e não por burrice ou incapacidade. “Além disso, quanto menos razões as pessoas têm para julgar seu desempenho, melhor a chance de ser julgado”, pontua Valerie. “Parte de você entende que empreender esforços para atingir um objetivo também o torna vulnerável. Afinal, e se você dedicar todo esse tempo e energia para construir um negócio e, de repente, falhar? Não, é muito menos doloroso não tentar do que expor-se ao julgamento dos outros e deixar a desejar. Além disso, se nunca realmente der o máximo, você sempre pode alegar (ao menos a si mesmo) que poderia ter sido um grande artista, escritor, líder ou advogado - isto é, se realmente tivesse tentado.”


3. Você adota a discrição absoluta ou, quando ser discreto não resolve, parte para mudanças desenfreadas.


discrição


Na hora de escolher uma área ou carreira, você aponta sempre para aquelas que lhe permitem ser autônomo ou relativamente imperceptível. Dessa forma, você sente que pode manter sob controle qualquer tipo de avaliação ou fiscalização de rotina a que funcionários de empresas costumam ser submetidos. 


Agora, quando a única opção viável de emprego é em uma área impossível de permanecer com segurança sob o radar dos chefes, você adota um perfil constante de mudanças. “Como impostor, tem a sensação de ter um grande alvo nas costas. Que melhor maneira de esquivar-se daqueles que acredita terem superestimado suas habilidades do que sendo um alvo móvel?”, conta a psicóloga. 


4. Você usa o seu carisma para conseguir aprovação.


Na tentativa de encontrar ao menos uma pessoa para reconhecer o seu brilho, você usa habilidades sociais para causar boa impressão, já que não acredita em seu intelecto. “O problema é que, se seus esforços forem bem-sucedidos, você dispensará a resposta positiva, acreditando que somente podem pensar que é especial, porque gostam de você. Além disso, na sua cabeça, precisar de aprovação externa apenas confirma que você é uma fraude”, dizem Clance e Imes.


5. Você procrastina tudo que pode.


Adiar o trabalho se tornou uma desculpa pronta para te afastar de qualquer situação que possa “desmascarar” a sua falha. “Você diz para si mesmo que é por que você ‘funciona melhor sob pressão’. Talvez seja isso, mas também sabe que, ao deixar tarefas importantes para o último minuto, há mais chance de que a qualidade seja prejudicada”, explica Valerie. E aí a desculpa será sempre o tempo e não a sua possível incapacidade.


6. Você nunca termina nada.


trabalho


“Não terminando nada, você não só se protege de uma possível descoberta, como também, efetivamente, evita a vergonha de ser criticado. Afinal, se alguém questiona seu trabalho, seu talento ou seu conhecimento, você pode sempre insistir que o trabalho ‘ainda está em andamento’ ou que ‘você está apenas se aventurando.’”


7. Você apela para a autossabotagem no trabalho.


O medo de ser exposto gera tanta ansiedade que você, sem perceber, faz coisas para minar qualquer perspectiva de sucesso. Você chega atrasado ou vai despreparado para um teste importante ou compromisso. Na noite que antecede uma apresentação, você fica acordado até tarde ou bebe loucamente. Afinal, se você se der mal, pode culpar o cansaço ou a ressaca. Já se for bem, então, se sente digno, porque sabe que se safou dessa vez.


Liberte-se!


Valerie aconselha que, identificado o problema, é essencial que a pessoa comece a tirar bons proveitos de possíveis falhas, que, inevitavelmente, vão acontecer uma hora ou outra. Escolha um objetivo para enfrentar, mas não foque no erro. Pense nas lições que pode tirar se fracassar. E, se por algum momento você voltar a pensar que a “Polícia dos Sem Talento” vai chegar para te prender, lembre-se de quantos aumentos salariais, promoções, prêmios e elogios você já conquistou na carreira. Nada aconteceu por acaso!

 Fonte:  LINK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Benefícios do Quiabo para Saúde

Os Benefícios do Quiabo para saúde, incluem sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol total, melhorar a saúde digestiva, melhorar a visão, melhorar a saúde da pele, proteger a saúde infantil, prevenir certos tipos de câncer, fortalecer os ossos, melhorar a saúde cardiovascular, ajuda o sistema imunológico, reduz a pressão arterial, e proteger a saúde do coração. Informação Nutricional do Quiabo: O Quiabo pode não ser o vegetal mais convencional no jardim, mas o seu rico teor de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, B, C, E e K, bem como cálcio, ferro, magnésio, potássio, e de zinco. Além disso, quiabo contém altos níveis de fibra mucilaginoso. Saúde Digestiva:  Talvez a melhor parte da adição de quiabo na sua dieta é o aumento significativo que pode ter sobre o seu consumo total de fibras. Fibra Mucilaginous que você encontra no quiabo pode ajudar a mover a comida através de seu aparelho digestivo, acrescentando granel. Isto significa que os movimentos

Devemos urinar em uma vítima de ferroada de água-viva?

Digamos que esse estudo pode te livrar de uma situação constrangedora: não, urina não alivia a dor de uma ferroada de água viva, como você talvez tenha visto no filme “ Antes só do que mal casado ", do Ben Stiller”. Ou seja: não saia fazendo xixi na vítima se ela ou ele for ferroado. Na verdade, os cientistas sugerem que você use vinagre (ou, se esse não é um ingrediente comum em sua bolsa de praia, água do mar), já que a urina simplesmente não tem a composição química certa para neutralizar a ferroada. Os pesquisadores alertam: saia da água para evitar ser ferroado novamente. Uma vez longe do mar, despeje lentamente a própria água do mar sobre a ferroada. Se estiver perto de um mercado ou restaurante onde possa conseguir vinagre, isso pode ser ainda mais eficaz, uma vez que o ácido ajuda a neutralizar a ferroada. O médico Ryan Stanton concorda. Ele diz que a hierarquia de eficácia é esta: vinagre, álcool isopropílico, água do mar e, por últim

Testes clínicos de uma nova “vacina contra o câncer” mostram que isso pode realmente funcionar

O câncer é uma doença grave até hoje sem cura, de forma que os médicos e cientistas exploram toda e qualquer solução possível para o problema, incluindo meios que às vezes podem parecer não convencionais. Agora, pesquisadores estão usando vacinas, que tipicamente alvejam vírus e bactérias, para matar na verdade células de câncer específicas de um paciente. Médicos e cientistas liderados por Catherine Wu, do Instituto do Câncer Dana-Farber, em Boston, nos EUA, apresentaram os resultados de sua nova terapia à Associação Americana para a Pesquisa do Câncer recentemente. Como funciona Embora vacinas anteriores contra o câncer tenham tido como alvo uma proteína singular encontrada de forma ubíqua entre os pacientes, essa nova vacina é personalizada e contém neoantígenos, que são proteínas mutadas específicas do tumor de um paciente. Os neoantígenos são identificados uma vez que o tumor do paciente é sequenciado geneticamente. Quando o sistema imunológico do paciente recebe uma dose dos

Reino Unido pede que as pessoas não comam torrada queimada; veja o motivo

Autoridades do Reino Unido publicaram uma nova orientação geral de que as pessoas devem torrar, fritar ou cozinhar alimentos como pão ou batata até que eles atinjam a cor dourada, e não marrom. Isso tem como objetivo diminuir o risco de câncer na população. Essa conduta foi baseada em um estudo feito em animais, mas ainda não comprovado em humanos. Nele, uma certa substância química presente em alimentos queimados parece ter contribuído para o surgimento de câncer nos animais. Chamada de acrilamida, a substância é produzida quando alimentos ricos em amido são aquecidos a altas temperaturas, geralmente acima de 120°C. Normalmente esta temperatura é atingida quando o alimento é frito, torrado ou assado. A substância dá ao alimento a cor marrom, assim como um sabor que muitos acham ser delicioso. Quando a acrilemida é ingerida, ela é convertida em glicidamida, que se liga ao DNA e induz mutações. Em modelos com animais, foi observado que quanto mais acrilamida é consumida, maior o risc

Os 10 Benefícios do Ovo de Codorna Para Saúde

Os Benefícios do Ovo de Codorna são grandiosos para a saúde geral do corpo. Pois, o ovo de codorna é uma excelente fonte de proteínas, baixa em gorduras saturadas e rica em uma variedade de vitaminas e minerais que são importantes para a saúde do corpo. portando, o Ovo de codorna é perfeito para aqueles que querem enriquecer a dieta ou melhorar a saúde e bem-estar em geral. O ovo de codorna tem um alto valor nutritivo sendo uma excelente fonte de Proteínas, Ferro, Fosforo, Cálcio, Potássio, Vitamina A, Vitamina B1 e Vitamina B2. Então, confira os 10 Benefícios do Ovo de Codorna Para Saúde. Benefícios do Ovo de Codorna Para úlcera: Para as pessoas com úlceras estomacais, ovos de codorna pode ser crucial, pois funciona como um combatente natural contra doenças do trato digestivo. Benefícios do Ovo de Codorna Para Memória: Estudo realizados nos EUA mostraram que o ovo de Codorna ajudou a melhorar a memória, aumentando a atividade do cérebro e regula o sistema nervoso. B

Por que desaparecimento das abelhas seria uma catástrofe – e o que você pode fazer para evitar isso

A importância das abelhas na presença de nutrientes nos alimentos é algo recentemente descoberto O que há em comum entre um pepino, uma abobrinha e uma manga? Não muito, aparentemente. No entanto, essas três coisas devem sua existência a um inseto: a abelha, cujos serviços também proporcionam vida a muitos alimentos que conhecemos. Sem as abelhas, você poderia ter que abrir mão da geleia de morango no café da manhã, das amêndoas, maçãs, mangas, tomates, kiwis, melancias - e de inúmeros outros alimentos. Esses insetos de pouco mais de um centímetro de comprimento têm frequentado o noticiário nos últimos anos. Em primeiro lugar, pelo declínio alarmante de suas populações, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Mas também por uma série de estudos que detalham os serviços que prestam ao ecossistema, incluindo sua capacidade de aumentar em cerca de 25% o rendimento das colheitas - e, consequentemente, dos alimentos que comemos. Mas qual é a função das abelhas na natureza, além de

Pipoca de panela feita com azeite é mais saudável do que frutas e vegetais

Quem aqui não gosta de sentar para assistir um filme e comer muita pipoca? Apesar de tão mal falada, quando preparada com os ingredientes certos, a pipoca tem poucas calorias, faz bem para o coração e ainda é nutritiva. Um exemplo: ela possui mais polifenóis, que são substâncias antioxidantes, do que frutas e vegetais. Os polifenóis já foram ligados a redução de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. E, por se tratar de um alimento integral, a pipoca também é uma boa fonte de fibras. E isso é um marco para um lanche tão mal visto! A pipoca pode não substituir uma refeição inteira, mas ainda assim é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”. O que você tem que fazer é evitar as opções ricas em manteiga, óleo e sal, que diminuem seus benefícios. Você só come pipoca quando vai ao cinema? Essa é o pior tipo possível. Estudos revelam que as “variedades cinematográficas” possuem muito mais calorias, sal e gordura saturada, quase o mesmo que comer um lanhe em cadeia

Tecnologia pode criar elite de super-humanos e massa de 'inúteis', diz autor de best-seller

Os avanços em tecnologia, genética e inteligência artificial podem transformar a desigualdade econômica em desigualdade biológica? O autor e historiador Yuval Noah Harari se fez essa pergunta. Professor de História na Universidade Hebraica de Jerusalém, ele estuda o passado para olhar para o futuro. Autor de dois best-sellers, Sapiens: Uma breve história da humanidade (editora L&PM)e Homo Deus: Uma breve história do amanhã (editora Companhia das Letras), Harari foi entrevistado pelo programa The Inquiry, da BBC, sobre a possibilidade de a tecnologia alterar o mundo e a espécie humana. "A desigualdade existe há no mínimo 30 mil anos. Os caçadores-coletores eram mais igualitários do que as sociedades subsequentes. Eles tinham poucas propriedades, e propriedade é um pré-requisito para desigualdade de longo prazo. Mas até eles tinham hierarquias. Nos séculos 19 e 20, porém, algo mudou. Igualdade tornou-se um valor dominante na cultura humana em quase todo o mundo. Por quê? Foi